Usina de Icém não apresenta proposta a funcionários

Não houve acordo entre representantes da usina CBAA em Icém, para pagamento de salários e verbas atrasadas ontem durante mesa redonda realizada com representantes da Delegacia do Trabalho e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim). De acordo com Almir Fagundes, presidente do Sindicato, que representa cerca de 150 trabalhadores, a empresa não apresentou proposta ou previsão de pagamento e a entidade vai estudar as medidas cabíveis a serem adotadas. Segundo Fagundes, A CBAA deve aos seus trabalhadores o salário do mês de dezembro e janeiro, a segunda parcela do 13º salário, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), férias, além de não pagar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos seus funcionários há mais de cinco anos.

Os cerca de 150 trabalhadores que pertencem a base do Sindalquim paralisaram suas atividades desde quinta-feira, por tempo indeterminado. Parte deles está de férias. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, a proposta não foi colocada na mesa porque a empresa está negociando diretamente com os funcionários. A informação anteontem era de que o salário de janeiro seria depositado no fim da tarde, o que não ocorreu. A proposta feita aos trabalhadores agora é de que o dinheiro seja depositado na próxima semana, entre quinta e sexta-feira.

Fonte: Diário da Região, em 21/02/2009