Farmacêuticos conquistam reajuste salarial de 5 até 20%

O Sindalquim assinou na última segunda-feira, dia 10, a Convenção Coletiva dos Trabalhadores do Setor Industrial Farmacêutico, que consta com reajustes de 5% à 20%, nos salários, PLR e cartão alimentação. Dirigentes e lideranças da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), estiveram reunidos na tarde da segunda-feira, na sede da FEQUIMFAR em São PAULO, com os representantes patronais do SINDUSFARMA (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), para formalização da assinatura da Convenção Coletiva d os trabalhadores e trabalhadoras do setor industrial Farmacêutico no estado de São Paulo. O secretário geral do Sindalquim, Ilson Martins, participou da assinatura da convenção. A data-base da categoria é 1º de Abril.

“Nessa Campanha Salarial e Social conseguimos conquistar importantes reajustes, que vão de 5% à 20%, no piso, salários, PLR e no cartão alimentação (veja abaixo), além da significativa ultratividade da norma coletiva por mais dois anos. São conquistas de muito valor, que foram resultados de todo o poder de luta, articulação, mobilização da categoria, e de negociação da Federação e de seus sindicatos filiados. Estamos fazendo a nossa parte em beneficio ao emprego, aos trabalhadores, à cadeia produtiva, e consequentemente, ao desenvolvimento econômico e social da Nação ”, afirmou o presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite (Serginho).

Entre os principais destaques da convenção está o reajuste salarial de 5%, que corresponde a 4,57% do INPC + 0,41% de aumento real. O piso da categoria foi para R$ 1.629,13 – empresas acima de 100 trabalhadores (reajuste de 5%, com aumento real de 0,41%) e de R$ 1.447,41 –  empresas com ate de 100 trabalhadores (reajuste de 5%, com aumento real 0,41%). A PLR para empresas acima de 100 trabalhadores: R$ 2.188,00 – reajuste de 6,94% e empresas com até 100 trabalhadores: R$ 1.577,00 – reajuste de 6,91%. O ticket alimentação para empresas acima de 100 trabalhadores sera de R$ 300,00 – reajuste de 20% e para empresas ate 100 trabalhadores o valor sera de R$ 201,40 – reajuste d e 9,46%.

"Foi uma importante vitória para a categoria. Manter os direitos dos trabalhadores e ainda conquistar a reposição da inflação e reajuste real nos salários, PLR e ticket alimentação, no momento em que estamos vivendo, é para se comemorar", afirmou o secretário geral do Sindalquim, Ilson Martins.