Trabalhadores da região aprovam pauta do setor sucroalcooleiro

A direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região – Sindalquim – percorreu todas as 16 usinas e destilarias da base nas últimas semanas, realizando assembleias com os trabalhadores para aprovação da pauta de reivindicações da categoria sucroalcooleira. E a imensa maioria dos trabalhadores aprovaram a pauta. Foram 2.710 votos pela aprovação, 836 contrários, 51 votos em braço e 12 nulos. Mais de 75% de aprovação. Na pauta, o Sindalquim ao lado da Federação dos Químicos e dos demais sindicatos do Estado, requerem a inflação do período + 2% de aumento real, além da manutenção de todas as cláusulas sociais no acordo coletivo e inclusão de novas cláusulas, como a obrigatoriedade da homologação ser realizada no sindicato para os associados. Agora, a pauta será apresentada ao setor patronal.  

Na manhã desta terça-feira (27), o Sindalquim realizou assembleia na  Usina Colombo em Ariranha, para mais de 600 trabalhadores. Foi passado aos trabalhadores o atual momento do país e a pauta de reivindicações da categoria. “Com a nova legislação, os patrões podem deixar de pagar vários benefícios para os trabalhadores, como a hora in intinere (hora transporte) por exemplo, que representa mais de 17% do salário dos funcionários. É uma perda muito grande e estamos lutando pela manutenção desses direitos. O momento é delicado e precisamos do apoio dos trabalhadores para seguir nossa luta”, disse o presidente da entidade João Pedro. 

O secretário geral do Sindalquim, Ilson Martins também conversou com os trabalhadores nas assembleias na base. Ele conta que os companheiros e companheiras estão apreensivos e buscam informações. “Mudou muita coisa com a nova legislação trabalhista. Agora, as empresas não possuem mais a obrigatoriedade de fazer as homologações no Sindicato. Com isso, quem é que vai checar se os valores pagos estão corretos, se o trabalhador não está sendo prejudicado? A arma do trabalhador nesse momento é a informação, todos precisam cada vez mais ficarem informados e em caso de dúvida ligar no Sindicato”.

Deixe um comentário