Sindalquim participa da negociação do setor farmacêutico, em São Paulo

O presidente do Sindalquim, João Pedro Filho, e o diretor, Eustáquio Santiago, se reunirão nesta terça-feira (03), na sede da FETQUIM, ao lado de dirigentes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), da FETQUIM e sindicatos filiados, com representantes do SINDUSFARMA (patronal) para rodada de negociação referente a Campanha Salarial e Social do dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Industrial Farmacêutico. O setor patronal apresentou a proposta de reajuste salarial de 2,5% (com aumento real estimado em 0,72%) e nos pisos salariais e 7,5 % de aumento na PLR e 10% de reajuste no cartão alimentação e manutenção de todas as cláusulas econômicas e sociais vigentes, incluindo a jornada de 40 horas semanais.  A data base da categoria é 1? de abril.  A proposta só foi concretizada  pela união da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada a Força Sindical, CNTQ e IndustriALL, e a FETQUIM, entidade filiada à CUT.

“Em tempo de crise e de corte de benefícios foi uma conquista, mas só foi possível porque houve união das Federações, teve unidade na base”, afirmou o presidente do Sindalquim, João Pedro. A partir de agora, dirigentes dos sindicatos informarão os trabalhadores sobre a proposta patronal. A avaliação vai até o dia 9 de abril. Se a proposta for aprovada, será agendada a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho no próximo dia 10 de abril.

Entre os destaques da proposta patronal está o reajuste salarial de 2,5% (INPC/IBGE estimado em 1,77% mais 0,72% de aumento real estimado). Com teto R$ 8.511,65 R$ (reajuste de 2,5% com estimativa de aumento real de 0,72%). Valor fixo R$ 212,79 (reajuste de 2,5% com estimativa de aumento real de 0,72%).  Piso salarial para empresas com até 100 empregados  De R$ 1.447,41 passará a ser R$ R$ 1.483,59 e em empresas com mais de 100 empregados de R$ 1.629,13 passará a ser R$ R$ 1.669,84. O reajuste na PLR será de 7,5% (com aumento real estimado de 5,63%). O reajuste no cartão alimentação de 10%. Na proposta também consta a manutenção da  licença-maternidade de 180 dias, medicamentos gratuitos e/ou subsidiados, entre outros.