Usinas da região de Rio Preto iniciam safra nesta semana

Cultos ecumênicos realizados por usinas de dois grupos da região de Rio Preto marcam o início da safra da cana-de-açúcar 2009/2010. A previsão é de aumento da quantidade de cana moída e, consequentemente, da produção de açúcar e de etanol. Em função da melhor remuneração, a previsão é que a safra seja mais açucareira. A Açúcar Guarani, formada por cinco unidades industriais no Brasil e uma em Moçambique, dá início à safra amanhã, com a entrada em operação das unidades Cruz Alta, Severínia e Tanabi. As unidades São José e Andrade começam no dia 20. A missa foi realizada ontem, na unidade Cruz Alta, em Olímpia.

Segundo o gerente comercial da Açúcar Guarani, Paulo José Mendes Passos, a moagem nesta safra será de 14,8 milhões de toneladas de cana, contra 14,4 milhões na safra passada. O crescimento é fruto da continuidade de alguns investimentos e de pequeno aumento da moagem nas unidades Tanabi e São José. A produção também será maior, com destaque para o açúcar. Serão produzidos 1,204 milhão de toneladas, contra 1,154 milhão de toneladas na safra anterior. A produção de álcool será de 506 milhões de litros contra 496 milhões de litros produzidos na safra passada.

Passos prevê que esse ano será melhor para a produção de açúcar, já que está se entrando em um ciclo de déficit, depois de três safras de superávit. O consumo maior e a menor produção são fatores que devem melhorar os preços, disse. Em contrapartida, para o etanol, a safra não será das melhores no que diz respeito à remuneração. O álcool está muito relacionado à conjuntura econômica. Está havendo uma crise e os Estados Unidos são o maior importador do Brasil, afirmou.

Ouroeste

A usina Ouroeste, fruto da parceria entre os grupos Arakaki e Moema, localizada em Ouroeste, deu início à safra na quinta-feira passada, um dia depois da missa comemorativa. A previsão é que a moagem atinja 1,8 milhão de toneladas, contra 1,3 milhão de toneladas sa safra anterior, sendo que 40% serão destinados à produção de açúcar e 60% para produção de álcool. “Ainda não conseguimos estimar a produção porque o período de chuvas está muito intenso”, disse Luís Antônio Arakaki, diretor do grupo Arakaki.

Ele confirma que, de uma maneira geral, a safra deverá ser mais açucareira do que alcooleira em função da melhor remuneração do açúcar neste ano. Esse será um ano de preços bastante baixos para o etanol. Isso é bom para o consumidor mas não é para a indústria. Segundo Arakaki, os preços do etanol deveriam estar hoje em torno de R$ 1, mas estão custando cerca de R$ 0,70. A usina Alcoeste, do mesmo grupo e que fica em Fernandópolis, deve começar a safra 2009/1010 em meados de abril. A previsão é de moagem de 1,150 milhão de toneladas de cana, para produção de 100 milhões de litros de etanol. Na safra passada, a produção foi de 95 milhões de litros e moagem de 1 ,050 toneladas de cana.

Fonte: Diário da Região, em 31/03/2009

Deixe um comentário