Sindalquim encerra primeira fase de procurações da ação das horas in itinere da Usina Téreos

O presidente do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas), João Pedro Alves Filho, falou sobre a ação que a entidade ganhou para beneficiar os trabalhadores  que trabalharam na Usina Téreos, de Tanabi, entre os dias 5 de outubro de 2007 até 1º de maio de 2011.   “Já finalizamos a primeira fase, das procurações dos trabalhadores para darmos entrada na Justiça e requerer o pagamento. Percorremos com carro de som Ibiporanga, Tanabi, Monte Aprazível e Nipoã para avisar os trabalhadores que ainda não tinham feito a procuração do processo de horas in itinere contra a empresa. O sindicato venceu esse processo e o dinheiro se encontra na Justiça do Trabalho de Tanabi. Para que possa liberar esse dinheiro precisávamos da procuração dos trabalhadores. Nosso departamento jurídico já está digitalizando essas procurações para entregar na Justiça, na próxima segunda-feira (15) para liberar o dinheiro e nós o mais rápido possível fazermos esse pagamento. Então, pedimos para os trabalhadores que possam estar envolvidos nesse processo que liguem no Sindicato”.

O presidente afirmou que nesta primeira fase as procurações foram aceitas somente até esta sexta-feira, dia 12.  Na segunda-feira, dia 15, o Sindalquim já começa a recolher novas procurações de quem ainda não entregou.  “Quem está na base sabe desse processo, acho que já é do conhecimento de todos, só ligar no Sindicato, fazer a procuração.  Vamos fazer o pagamento e começar a juntar procuração para a segunda etapa, aí não sabemos quando vai ser efetuado o segundo pagamento. Mas o primeiro pagamento das pessoas que fizeram a procuração já está próximo, estamos concluindo essa semana e na segunda, dia 15, estamos dando início. Faremos a petição para fazer esse pagamento”. O telefone do Sindalquim  é 17 – 3211-2550.  Cerca de 80% das procurações já foram feitas. “Falta pouca gente. Quem fez a procuração vai receber a verba de uma vez só, não é parcelada, aí vamos esperar o restante que não fez a procuração para pedirmos novamente a liberação do dinheiro”.

João Pedro falou também sobre a negociação do setor químico, que é a convenção estadual, uma das maiores convenções representadas pelo Sindalquim na região de São José do Rio Preto.  “Estamos buscando, levantando, os associados, porque lembrando que o sindicato não tem como fazer milagre. Então, estamos levantando, recadastrando, buscando mais sócios para quando for para a mesa de negociação essa região seja representada muito bem, pelo número de trabalhadores que nós temos. Temos hoje duas equipes percorrendo todo setor químico, vai continuar na semana que vem buscando recadastrar os sócios e também buscar novos sócios”, afirmou o dirigente.

Ele falou da importância do trabalhador se sindicalizar. “Se você que não é sindicalizado ou que tem a intenção de vir somar conosco é só procurar um diretor, quando estiverem na porta da sua empresa, fazer sua ficha de cadastro ou nos procurar diretamente, aqui na nossa sede, ou pela página, no nosso Facebook. Hoje é do conhecimento de todos os trabalhadores, que nós temos uma convenção rica, um acordo coletivo rico, por causa do empenho dos trabalhadores. O diretor, o presidente, a diretoria sozinha, não consegue fazer nada, mas quanto mais sindicalizados tiver, quanto mais gente envolvida tiver na convenção coletiva, o Sindicato e a convenção ficam mais fortes.  Precisamos ter em mente isso. Sindicato forte, trabalhador e direitos mantidos. É preciso consciência nesse momento.  Vamos juntos manter as conquistas desses últimos 30 anos de muita luta”.