Produção de álcool e açúcar será menor

A União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica) divulgou ontem que as previsões iniciais para a safra 2009/2010 não devem se concretizar. De acordo com a entidade, as chuvas na primeira quinzena de julho diminuíram não só o aproveitamento do tempo disponível para moagem de cana de açúcar na região Centro-Sul, mas também o acúmulo do teor de açúcar na cana colhida. De acordo com informações da Unica, a estimativa é que nesta safra fossem moídas na região Centro-Sul cerca de 550 milhões de toneladas com a produção de 31,2 milhões de toneladas de açúcar e 26 bilhões de litros de álcool. Os números efetivos da produção até meados de julho, as condições desfavoráveis à colheita na segunda quinzena do mês e a não-maturação da cana em níveis comparáveis aos da safra anterior, aspectos que devem se repetir na primeira quinzena de agosto, já permitem afirmar que as previsões para está safra não serão atingidas.

Na primeira quinzena de julho, os Estados mais afetados pelas chuvas foram Mato Grosso do Sul e Paraná. Já em Goiás e Minas Gerais, as condições climáticas foram favoráveis à colheita. Nos demais Estados, inclusive o de São Paulo, que responde por cerca de 60% de toda a cana colhida no país, o aproveitamento do tempo disponível para a colheita foi o mesmo observado na segunda quinzena de junho, e comportamento diferente nas várias regiões produtoras de cana no estado.

Termo
Segundo a entidade até ontem 323 usinas aderiam ao termo do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana de Açúcar, lançado no dia 25 de junho em cerimônia em Brasília. O total atingido ontem representa cerca de 80% das mais de 400 usinas em atividade no País, 182 delas em São Paulo. O termo de adesão ao Compromisso foi firmado entre representantes do governo federal, trabalhadores rurais e empresários do setor sucroene rgético nacional. O site da Federação dos Empregados Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) apresenta listagem com relação das usinas paulistas que já aderiram ao termo onde constam 24 unidades da região de Rio Preto.

Fonte: Diário da Região, em 30/07/2009