Indústrias químicas apresentam proposta para trabalhadores

A Federação dos Trabalhadores nas indústrias químicas e farmacêuticas do Estado de São Paulo e os sindicatos filiados, entre eles o Sindalquim, participaram da rodada de negociação do setor químico, na sede da Fequimfar, em São Paulo, com a presença da comissão de negociação dos setores patronal e trabalhador, no dia 30/10/2009.

A proposta apresentada pelo setor patronal foi o percentual de 6% para os trabalhadores que ganham acima do piso salarial, correspondendo a um aumento real de 1,68% acima da inflação do INPC. O Índice de inflação acumulado de novembro/2008 a outubro/2009 foi de 4,32%.

Para os trabalhadores que recebem o piso salarial o reajuste foi de 7,38% que corresponde a um aumento real de 3% (ou seja, o piso salarial de R$ 759,00 para R$ 815,00).

O percentual da PLR foi de 9,09% que significa um aumento real de 4,64%, passando de R$ 550,00 para R$ 600,00.

As cláusulas sociais ficam sem alteração com vigência até outubro de 2010. Agora, a proposta será apresentada e discutida com os trabalhadores em assembleias que serão realizadas pela Fequimfar. Caso a proposta seja aceita nas assembleias será assinada a convenção entre os dias 11 e 12/11/2009.