SINDALQUIM PARTICIPA DA 6º MARCHA EM BRASÍLIA

O Sindalquim esteve representado pelos seus diretores Antônio, Edenilso, Eurípedes, Eustáquio e Oscar no dia 11 de novembro de 2009 em Brasília (DF) para participar da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pelas centrais sindicais, que reuniu mais de 30 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. Os trabalhadores saíram a pé do estádio Mané Garrincha e caminharam até o Congresso Nacional, onde foi realizado o grande evento.

Os representantes das centrais marcharam unidos, reivindicando a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 231/95, que está para votação no Congresso Nacional há mais de 14 anos, que propõe redução da jornada semanal de trabalho de 44 horas para 40 horas sem diminuição salarial.

No mesmo ato foi reivindicado o aumento real para os aposentados; ratificação das convenções da OIT 151 (negociação dos servidores públicos) e 158 (contra demissão imotivada); e aprovação da política de valorização do salário mínimo.

Nos últimos anos, os trabalhadores usaram a marcha para obter conquistas, como a política de valorização do salário mínimo, que vai vigorar até 2023, e o aumento real para os aposentados que ganham acima do mínimo.

Reduzir a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, sem que os salários sejam diminuídos, é uma bandeira antiga defendida pelo movimento Sindical brasileiro, entre eles o Sindalquim e a Fequimfar.