Usina CBAA pede recuperação judicial no Fórum

A Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA) ingressou ontem com pedido de recuperação judicial no Fórum de Rio Preto. A empresa mantém um escritório em Rio Preto e uma unidade de produção na região, no município de Icem. Não foram divulgadas informações relativas às circunstâncias em que foi formulado o pedido.

O processo de recebeu o número 5.76.01.2009.069677 e ingressou no período da tarde. Preventivamente, foi distribuído para a 4ª Vara Cível de Rio Preto. Depois, segundo funcionários do Fórum de Rio Preto, foi devolvido ao Cartório Distribuidor.

No site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o processo está cadastrado em primeira instância, distribuído para a 8ª Vara Cível. O Grupo CBAA, segundo o site da empresa, começou a ser formada em 1989, com a aquisição da Usina Seragro, em Sergipe. No ano de 1991 houve a incorporação da Energética Brasilândia, (atual CBAA – Unidade Brasilândia), em Mato Grosso do Sul. A Unidade Sidrolândia chegou ao empreendimento em 1996, no mesmo Estado.

Em 2000, a CBAA iniciou expansão para o Estado de São Paulo, com a usina Sanagro (CBAA – Unidade Icém), e no Estado do Rio de Janeiro, com a fluminense CBAA – Unidade Campos, na cidade de Campos dos Goytacazes.

A CBAA conta com cinco unidades produtivas e um escritório administrativo em Rio Preto. Mantém cerca de 4,5 mil funcionários. Na região, sindicatos de trabalhadores estimam que a empresa mantenha cerca de 500 empregados.

A recuperação judicial é uma medida legal que substituiu o antigo regime de concordata. Por meio dele, a empresa procura evitar a falência. Se aceita pela Justiça, a empresa devedora apresenta aos seus credores propostas escalonadas de pagamentos para quitação dos débitos.

O Diário entrou em contato com a assessoria de imprensa da CBAA e com o escritório de advocacia que representa a empresa, mas até o fechamento desta edição não obteve informações sobre o pedido de recuperação judicial.

Fonte: Diário da Região, em 25/11/09