Unica nega que açúcar pressione o etanol

Diante da divulgação de notícias de que o aumento do preço do etanol é consequência do aumento das exportações de açúcar, a União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica) informou que cerca da metade de tudo o que o Brasil exportou a mais de açúcar em 2009 já estava estocado, fruto de safras anteriores, o que ajuda a compreender o comportamento dos preços deste produto e do etanol nos últimos meses, de acordo com avaliação técnica do Departamento de Economia da entidade.

“Das 4,8 milhões de toneladas adicionais de açúcar que foram embarcadas no ano passado em relação a 2008, mais de 2 milhões de toneladas foram produzidas em safras passadas”, explicou o diretor técnico Antonio de Padua Rodrigues. O executivo negou que a recente alta no preço do etanol hidratado seja fruto do crescimento da produção de açúcar para exportação, para aproveitar o aumento deste produto no mercado internacional.

Segundo ele, há dois fatores que desmontam esta tese: os estoques de açúcar que estavam altos, além da pouca margem de manobra das usinas em direcionar a produção de etanol para açúcar. “É importante destacar que 18% de toda cana processada no Centro-Sul, cerca de 85 milhões de toneladas, é moída por empresas que não tem parque industrial para produzir açúcar”, disse o diretor.

Fonte: Diário da Região, em 15/01/2010