Hidratado cai 3,25% e anidro recua 0,17%

Os preços médios do etanol combustível seguiram em queda nas usinas de São Paulo, com recuo de 3,25% para o hidratado e de 0,17% para o anidro, de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), divulgado na sexta-feira. O hidratado foi negociado, em média, a R$ 1,1234 o litro, ante R$ 1,1612 na semana anterior. Já o preço médio do litro do anidro variou de R$ 1,3145 para R$ 1,3123, no mesmo período. Os preços não incluem impostos.

Segundo Mirian Bacchi, pesquisadora do Cepea/Esalq e professora da Universidade de São Paulo (USP), o mercado de etanol segue em ritmo de queda na demanda, principalmente na do hidratado, em razão da substituição do combustível pela gasolina. Esse movimento mantém o preço do anidro praticamente estável, já que esse tipo de álcool é misturado em 20% à gasolina. “Foram poucos negócios na semana no mercado spot (sem contrato) e a pequena procura veio basicamente de distribuidoras que tinham o etanol contratado.”

Dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) divulgados na quarta-feira apontam que o número de usinas que ainda processam a safra 2009/2010 cai a cada quinzena. Na primeira quinzena do ano, 91 unidades ainda estavam em safra no Centro-Sul, no início da segunda quinzena de janeiro eram 63 e, na primeira quinzena deste mês, 36 unidades, o que pode reduzir a oferta de etanol. Por outro lado, a safra 2010/2011 já começou no Paraná e até o início de março 13 das 30 unidades daquele Estado devem iniciar a moagem.

Fonte: Agência Estado, em 15/02/2010