Açúcar Guarani adquire 50% da Usina Vertente por R$ 105 mi

A Açúcar Guarani, do grupo Tereos, anunciou hoje (23) a aquisição de 50% da Usina Vertente, unidade do Grupo Humus no município de Guaraci, SP. O investimento foi de R$ 105 milhões. A unidade tem capacidade para processar 1,7 milhão de toneladas de cana e estima produzir cerca de 117 mil toneladas de açúcar e 72 mil m³ de etanol na safra 2010/11.

A Vertente fica na mesma região onde estão localizadas as cinco unidades industriais da Guarani no Brasil. Segundo a empresa, uma das melhores áreas agrícolas do mundo para a produção de cana-de-açúcar. A proximidade com as usinas Cruz Alta e São José, por exemplo, permitirá ganhos de produtividade industrial, agrícola e de eficiência.

O projeto de expansão mostra que a capacidade de moagem poderá atingir 2,2 milhões de toneladas de cana por ano, permitindo a produção de 165 mil toneladas de açúcar, 92 mil m³ de etanol, além da ampliação das vendas de energia elétrica para até 160 mil MWh por ano. A Usina Vertente, que começou a moer em 2004, gera hoje cerca de 1,3 mil empregos diretos.

“O Brasil é um mercado chave para a Tereos, e pretendemos expandir nossa posição no país. Vertente é um ativo excelente e esta parceria marca um novo passo no desenvolvimento da Guarani em um mercado que oferece grande potencial de crescimento”, disse o presidente do Conselho de Administração da Guarani e diretor Internacional da Tereos, Alexis Duval.

Para o presidente da Açúcar Guarani, Jacyr Costa, a decisão é uma prova de confiança na estratégia e na perspectiva de crescimento da Guarani. Para a Guarani, esta é uma parceria importante que reforça nossa posição de mercado. Estamos muito felizes de termos sido escolhidos pelo Grupo Humus para, juntos, administrarmos a Usina Vertente.

De acordo com o diretor executivo do Grupo Humus, Hugo Cagno, a Guarani é o parceiro ideal para, mediante uma gestão compartilhada da Vertente, promover o desenvolvimento da companhia. Pelo acordo, a Vertente conservará sua individualidade e se beneficiará da sinergia criada com a proximidade das unidades industriais da Guarani na região.

Fonte: Jornal Cana, em 23/02/2010