Receita Federal

As usinas de açúcar e álcool foram pelo quarto ano consecutivo as principais responsáveis pelo crescimento nominal (não descontada a inflação) de 17,14% na arrecadação de impostos e contribuições federais na região de Rio Preto em 2006. Juntas, elas arrecadaram 62,87% a mais do que em 2005. Levantamento divulgado, ontem, pela Receita Federal, mostra que a arrecadação nos 104 municípios da região no ano passado foi de R$ 1.037 milhões contra R$ 886 milhões em 2005. O setor de fabricação de produtos alimentícios e bebidas, que fazem partes as usinas e destilarias de açúcar e álcool, apresentou um crescimento de 50,01% na arrecadação, seguido pelo setor de agricultura, pecuária e serviços relacionados com essas atividades, com acréscimo de 18,41% e comércio por atacado e intermediários do comércio com 9,36%. O balanço mostra que os planos de saúde fazem parte da atividade econômica que teve maior aumento na arrecadação: 121,84%, seguido pelas atividades de concessão de crédito com 26,76%, comércio varejo e atacado de veículos com 21,21% e cultivo da cana-de-açúcar com 13,02% acima dos valores de 2005.

Rio Preto
A arrecadação de janeiro a dezembro do ano passado em Rio Preto atingiu o montante de R$ 375,934 milhões, o que representa 36,22% do valor total arrecadado pela Delegacia. O crescimento em relação a 2005, quando foram arrecadados R$ 333 milhões foi de 12,87%.. Os setores que mais influenciaram na arrecadação seguros e previdência privada, comércio por atacado e intermediários do comércio, comercio e reparação de veículos automotores e motocicletas e comércio a varejo de combustíveis. As atividades econômicas com maiores arrecadações foram o comércio varejista e reparação de objetos pessoais e domésticos, planos de saúde, comércio a varejo e por atacado de veículos automotores, atividades de atendimento hospitalar e edificações.

Fonte: Diário da Região. Gisele Bortoleto