Etanol para de subir, mas está mais caro que o diesel

O preço do álcool combustível (etanol hidratado), na semana de 14 e 20 de fevereiro, segundo levantamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), ficou em R$ 1,990 por litro na média no Brasil, estável na comparação com o patamar da semana anterior, entre 7 a 13 de fevereiro. O etanol parou de subir, mas já está mais caro que o diesel nos postos do País, segundo a ANP.

Nesta última semana, o Acre se manteve como o Estado onde o álcool é mais caro no País: em média, R$ 2,539 por litro. O Estado de São Paulo, depois de muito tempo, apresentou o álcool mais barato, com o litro custando R$ 1,845, uma queda bem moderada (-0,16%) contra os R$ 1,848 por litro da semana anterior. A forte alta das últimas semanas, no entanto, manteve o biocombustível menos vantajoso que a gasolina no maior centro produtor sucroalcooleiro do País.

Segundo a ANP, o preço da gasolina ficou em média em R$ 2,611 o litro na última semana no Brasil, queda de 0,11% na comparação com os R$ 2,614 litro da semana anterior. O Acre apresentou a gasolina mais cara na semana passada, com o combustível chegando a R$ 2,991 por litro. Já a gasolina mais barata foi vendida na Paraíba, onde o litro custou em média R$ 2,413.

O gás natural veicular, por sua vez, teve o metro cúbico sendo cobrado em média a R$ 1,611 por metro cúbico, ante R$ 1,602 da semana anterior, alta de 0,56%. Já o óleo diesel ficou em média R$ 1,989 o litro em média no Brasil, ante R$ 1,990 por litro.

O cálculo do preço médio foi ponderado de acordo com as vendas de combustíveis informadas pelas distribuidoras à ANP no ano de 2004, por meio do DCP (Demonstrativo de Controle de Produtos). A ANP observa que qualquer discrepância observada nos preços médios agrupados pode estar associada à entrada de novos postos revendedores ofertando o produto a partir de 2005.

Fonte: Campo News