Asfalto feito com bagaço de cana é testado no Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), no Rio de Janeiro, estão testando um asfalto que utiliza o bagaço de cana-de-açúcar em sua composição. Os testes estão sendo realizados em um trecho de 200 metros da BR-356.

A função do bagaço é impedir que o cimento asfáltico escorra durante o processo de mistura e aplicação. A primeira rodovia a receber a nova tecnologia será a BR-356, que liga as cidades de Campos e São João da Barra, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. O custo do asfalto de cana é cerca de 30% superior ao comum, no entanto é mais durável.

O asfalto SMA (Stone Matrix Asphalt) foi desenvolvido na Alemanha, na década de 60, e utilizava fibras de celulose em sua composição. Na versão brasileira, o bagaço da cana substitui da fibra da celulose. O SMA, recomendado para rodovias de tráfego intenso, já foi aplicado nas pistas do autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Fonte: Jornal da Cana