Setor de fabricação do etanol promove campanha salarial

Lideranças da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), filiada a Força Sindical, e dos 13 sindicatos filiados que integram o setor de produção de álcool combustível/etanol entregaram ontem, dia 30, a pauta de reivindicações ao setor patronal, representado pela UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar. A reivindicação inclui reposição inflacionária dos últimos 12 meses pelo INPC (estimativa de 4,5%), 6% de aumento real, Piso Salarial de R$ 850,00, PLR correspondente a dois salários normativos e redução da jornada para 40 horas semanais sem perdas salariais.

A pauta com as reivindicações dos trabalhadores da categoria foi aprovada em assembléias, nos sindicatos. Para dar continuidade à Campanha Salarial deste ano, nos próximos dias, os dirigentes sindicais realizarão manifestações, mobilizando toda a categoria.

A Fequimfar e seus 13 sindicatos filiados, que integram o setor de produção de álcool combustível/etanol, representam cerca de 35 mil trabalhadores. Os sindicatos que participam das negociações são das seguintes regiões: São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Guaíra, Ipaussu, Marília, Araras, Itapetininga, Botucatu, Bauru, Sorocaba e Americana.

Para Sergio Luiz Leite, presidente da Fequimfar, o setor está consolidado. “Nos últimos anos, as usinas e destilarias tiveram um grande desenvolvimento, em relação à suas estruturas e patrimônios, principalmente no ganho com a venda de seu produto principal, que é o álcool combustível. Mas existe a necessidade de uma melhor distribuição de renda, que seja justa em relação a esse desenvolvimento. O IDH (índice de desenvolvimento humano) de seus trabalhadores continua abaixo de outras categorias, e não faz jus ao crescimento que o setor conseguiu. Lembramos também que precisamos também de uma política séria de qualificação profissional. Agora vamos lutar mais ainda para que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas”, declara.

Edson Dias Bicalho, secretário geral da Fequimfar, diz que nos últimos anos, o setor do álcool bateu recordes de produção e expandiu seus negócios no Brasil e no mundo, porém a distribuição desses resultados não tem chegado para os trabalhadores, por isso, nessa campanha salarial, vamos também lutar pela valorização, melhoria da PLR e pela unificação dos pisos salariais. Os trabalhadores reivindicam a sua justa parte nesse desenvolvimento”.