Aprovada nova linha de financiamento para estocagem de etanol

As usinas, destilarias, cooperativas de produção e de produtores e para empresas que comercializam etanol etílico carburante já poderão contar com uma nova linha de financiamento destinada à estocagem de etanol combustível (antiga warrantagem). O voto agrícola que institui o crédito foi aprovado nesta quinta-feira (27) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O financiamento será lastreado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com Alexandre Strapasson, diretor do Departamento da Cana-de-açúcar e Agroenergia do Mapa, o detalhamento da proposta será publicado nos próximos dias. Pretendemos também publicar normativo do CIMA orientando as diretrizes para os financiamentos de safras futuras, lembra.

A linha de crédito para a estocagem de etanol integra 13 votos agrícolas aprovados pelo Conselho Monetário Nacional. Em 2009, R$ 2,3 bilhões foram destinados a estocagem, sendo R$ 1,3 bilhão do BNDES e R$ 1 bilhão do Banco do Brasil, dos quais R$ 685 milhões foram utilizados.

Fonte: Jornal da Cana, em 28/5/2010