Usineiros oferecem 7% de aumento e decisão fica para próxima semana

Não foi dessa vez que os representantes patronais das usinas e destilarias da região de São José do Rio Preto e o Sindalquim, entidade que representa os trabalhadores do setor, chegaram num acordo quanto ao percentual de reajuste para 2010/2011. Os 7% de aumento que os usineiros ofereceram em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (11/06), em Rio Preto, não foram aceitos pelo Sindalquim. “Mantemos o nosso pedido, até baixamos um pouco, para 10% se eles quiserem fechar agora o reajuste”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes que culpa a falta de unidade do setor para não chegar a um acordo rápido. Um novo encontro foi agendado para a próxima quinta-feira (17), às 15 horas, no Hotel Nacional, em Rio Preto.

O ponto positivo do encontro desta sexta-feira foi a manutenção de todas as cláusulas do acordo coletivo. “Eles melhoraram um pouco a proposta. Passou de 5,49% para 7%, mas ainda está longe dos 5.49% mais 6% de aumento real que pedimos”, disse Fagundes.

Para o porta-voz do grupo de usineiros, o consultor José Roberto Squinello, houve muitos avanços na negociação do setor que envolve umas das maiores usinas e destilarias do Estado de SP. “É uma região que estamos tendo algumas dificuldades para fechar, mas posso afirmar que estamos quase fechando. Avançamos muito hoje”, disse Squinello.