Após 120 dias de negociações, conseguimos fechar o Acordo Coletivo do Setor do Álcool 2010/2011

Após várias rodadas de negociações com o Setor Patronal, o SINDALQUIM fechou entre os dias 18 e 24 de junho de 2010, o Acordo Coletivo 2010/2011 com as empresas do setor sucroalcooleiro da região de São José do Rio Preto-SP.

A campanha salarial teve início com a montagem da pauta de reivindicações em seminário realizado nos dias 02 e 03 de março de 2010, em Marília/SP. Após o seminário o SINDALQUIM levou a pauta para apreciação e votação em escrutínio secreto através assembléias realizadas em todas as empresas representadas pela entidade,entre os dias 16 e 19 de março de 2010. A Pauta de Reivindicações foi aprovada por mais de 70% dos dos trabalhadores votantes.

Após a aprovação da Pauta, a mesma foi entregue aos representantes do Setor Patronal em Mesa Redonda realizada no Ministério do Trabalho em São José do Rio Preto-SP., no dia 30 de abril de 2010.
Durante as negociações, foram entregues para os trabalhadores três boletins informativos sobre o andamento da campanha salarial e também foram realizadas assembléias em várias empresas, com o carro de som da entidade, quando então os trabalhadores se mobilizaram para ouvir as informações trazidas pelos Diretores do Sindicato.

Graças ao bom senso das partes, chegou-se a uma proposta razoável e aceitável por grande parte dos trabalhadores e finalmente, entre os dias 18 e 24 de junho de 2010, foi fechado o ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2011.

Após o fechamento do acordo a Diretoria do SINDALQUIM realizou assembléias de ratificação em todas as empresas.
“Podemos não ter conseguido um excelente acordo, entretanto, no piso salarial conseguimos o índice de 8%, diferente do que foi fechado pelas demais entidades do Estado de São Paulo. Assim, continuamos a ter O MELHOR PISO SALARIAL DO SETOR DO ÁLCOOL DO ESTADO SÃO PAULO E DO BRASIL, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.