Programa Cana Limpa atrai atenções na Feicana

O Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran)está presente na 6ª Feicana/Feibio Araçatuba, atendendo em seu estande produtores rurais do setor sucroalcooleiro, e apresentando o programa de capacitação profissional “Cana Limpa”.

“O programa visa qualificar a mão-de-obra cortadora de cana, além de instruir os cortadores a terem medidas preventivas para evitar acidentes trabalhistas” diz o presidente do Siran, Alfredo Ferreira Neves Filho.

A cultura da cana-de-açúcar é uma das atividades que mais geram empregos diretos e indiretos na agricultura, principalmente na região oeste do Estado de São Paulo, onde se concentram 82 usinas.

No Estado de São Paulo o setor sucroalcooleiro representa aproximadamente 35% do PIB, influenciando diretamente a economia de mais da metade de seus municípios.

Em época de grandes mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, são exigidos novos comportamentos em busca da melhoria continua da qualidade total dos trabalhos.

Voltado para o setor sucroalcooleiro do interior do Estado o Senar- SP em conjunto com o Siran , assumem um importante papel para a profissionalização e capacitação dos produtores e trabalhadores rurais deste setor.

O Programa “Cana Limpa” tem como objetivo capacitar a mão-de-obra de todo seguimento Sucroalcooleiro, do plantio a colheita, do transporte da matéria-prima a fabricação do açúcar e álcool, oferecendo melhores serviços, com qualidade, segurança e produtividade.

O corte manual da cana-de-açúcar é uma das etapas mais importantes, onde o profissional do corte é peça fundamental, para a obtenção de uma matéria prima de boa qualidade e livre de impurezas.

Diante desta realidade, o Siran/Senar-SP, estará dando prioridade para a capacitação dos trabalhadores envolvidos na colheita manual da cana-de-açúcar, e estendendo gradativamente suas ações profissionalizantes para outros seguimentos.

Todas as pessoas que participam das ações/atividades, recebem um certificado de reconhecimento nacional. Este Programa está sendo desenvolvido de maneira a contribuir para o desenvolvimento do homem, como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e de bem-estar social. Na região já foram capacitados mais de 8 mil cortadores de cana, e o Siran estará na Feicana em busca de novas parcerias com usinas para a implantação do projeto.

Para participarem do programa os interessados devem atender alguns requisitos, ter boas condições físicas e mentais para o exercício da ocupação e idade mínima de 18 anos. O programa é realizado dentro das usinas e destilarias de açúcar e álcool, e devem ser solicitados ao Siran, para a implantação do sistema de qualificação dos trabalhadores rurais. O curso é oferecido gratuitamente às empresas e tem duração de 8 horas, com capacidade de 40 alunos por dia.

Fonte: assessoria de imprensa