País lidera investimento imobiliário no mundo

Os investimentos diretos em imóveis comerciais registraram aumento de 54% no segundo trimestre deste ano nas Américas, atingindo US$ 21,4 bilhões.

O Brasil liderou o crescimento de investimento no mundo, segundo a consultoria Jones Lang LaSalle, que elaborou o levantamento.
Do primeiro trimestre deste ano para o segundo, o volume aplicado em imóveis comerciais no mercado brasileiro quase triplicou, saltando de US$ 577 milhões para cerca de US$ 1,6 bilhão.

Está havendo um movimento de desmobilização para reinvestimentos. O que acaba gerando uma maior oferta de imóveis para aquisição, diz Lilian Feng, responsável pela área de pesquisa da consultoria no Brasil.

A tendência é o aumento da aquisição de empreendimentos ainda em desenvolvimento, segundo Feng. Como o mercado de imóveis corporativos está aquecido, o risco acaba sendo menor.

Mercado… A oferta de imóveis usados, residenciais e comerciais para venda na cidade de São Paulo subiu 34% de janeiro a junho deste ano, ante o mesmo período de 2009, segundo levantamento da empresa de administração imobiliária Lello. No primeiro semestre, a quantidade de imóveis prontos comercializados na capital também registrou alta, de 24%, sobre o primeiro semestre de 2009, de acordo com a pesquisa.

…imobiliário Entre os imóveis residenciais disponíveis, 54% das unidades ofertadas para venda foram apartamentos. Grande parte são de três e quatro dormitórios com vaga de garagem. Outros 46% são casas, segundo o estudo da administradora Lello. Das unidades com finalidade comercial oferecidas para venda, 43% são casas ou sobrados, 15% são terrenos, 14% são prédios comerciais e 11% são lojas e sobrelojas.

Fonte: O Estado de SP, em 28/07/2010