Preço do álcool sobe 2,34%

O preço do álcool combustível subiu 2,34% em relação à pesquisa realizada em junho pelo Procon da Assembleia. Segundo o levantamento, o etanol pode ser encontrado, nos postos de Belo Horizonte, a preço que variam de R$ 1,49 a R$ 1,99. No mesmo período, ainda de acordo com o Procon, a gasolina teve um reajuste de 0,5%.

No Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) o presidente Paulo Miranda estava viajando ontem, mas sua assessoria confirmou os reajustes e informou que os preços variaram em função do aumento do combustíveis nas usinas de cana-de-açúcar.

De acordo com o indicador semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea/Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 12 e 16 de julho, o etanol anidro fechou a cerca de R$ 0,94 por litro (sem impostos), equivalente a uma alta de 5,1% sobre a semana anterior. Para o hidratado, o preço final foi de cerca de R$ 0,82 por litro (sem impostos), alta de 6,75% em igual temporada.

Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão sobre os preços do etanol vinha sendo detectada desde o final de junho.

De acordo com os analistas do Cepea, no início da safra, para adquirir uma margem de lucro em volume de vendas, os preços caíram. Como as usinas já exportaram uma quantia significativa e estão mais capitalizadas, os valores do álcool começam a ser recuperar, e teremos uma alta no mercado também nas próximas semanas.

Segundo a entidade, as usinas, já abastecidas, acabaram adquirindo apenas pequenas quantidades de etanol, quando havia necessidade. Parte das usinas elevou ligeiramente a disponibilidade de etanol no mercado, devido à necessidade de fazer caixa. Algumas optaram em produzir mais açúcar, para aproveitar o preço.

O Minaspetro, por meio de sua assessoria de imprensa, negou que o reajuste seja resultado das novas alíquotas de ICMS que deverão incidir sobre o álcool e a gasolina, já que os novos valores entram em vigor somente no dia 1º de janeiro. As novas alíquotas foram aprovadas pela Assembleia Legislativa e o álcool foi reduzida de 25% para 22%, enquanto a incidência do imposto no preço da gasolina passará de 25% para 27%.

Variações. As maiores variações entre o máximo e o mínimo, de acordo com a pesquisa do Procon da Assembleia, estão nos preço da gasolina aditivada, uma diferença de R$ 0,82 por litro. E o óleo diesel, que vem registrando estabilidade e até queda nos preços apresentou a menor diferença: R$ 0,30 por litro.

Na semana passada, a reportagem de O TEMPO detectou uma variação nos preços dos combustíveis, com variações de até 5% no álcool e de 3,6% na gasolina. A oscilação foi atribuída ao período de férias, quando os postos costumam fazer pequenos reajustes, principalmente aqueles localizados nos principais corredores de saída de Belo Horizonte, aproveitando que as pessoas costumam encher o tanque antes de pegar estrada.

Tendência

Gasolina deve seguir reajustes

O diretor-executivo do site Mercado Mineiro, Feliciano Abreu, também confirmou que o preço do álcool vem sendo reajustado depois de meses seguidos de estabilidade. E estima que a tendência desses aumentos é também influenciar os preços da gasolina.
Segundo Abreu, como as pessoas que têm carros bicombustíveis deixam de abastecer com o etanol por conta do preço, cresce o consumo de gasolina e esse aumento na demanda, acaba sendo repassado aos preços.

Ainda de acordo com o diretor do site Mercado Mineiro, o preço do álcool sempre aumenta a partir do segundo semestre por conta da entressafra da cana-de-açúcar. “São valores que oscilam muito, pois têm muitas variáveis. E quando caem, as quedas são bruscas também”, informou. Ele lembrou que entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março, por conta da safra e de outras variáveis climáticas, a redução foi de 5%.

Para Feliciano Abreu, com os valores atuais, abastecer com álcool ou gasolina é a mesma coisa. (Heraldo Leite)

Fonte: O Tempo – MG