Açúcar e etanol podem receber certificação ainda este ano

O açúcar e etanol brasileiro deverão receber o selo global BSI (Better Sugarcane Initiative) até novembro próximo. A certificação, que busca uma produção sustentável da cadeia produtiva, visa facilitar a entrada dos produtos brasileiros na União Europeia (UE), que exigirá a partir de 2011 diretivas ambientais para os biocombustíveis produzidos e importados pelo bloco.

O selo exclusivo para a cana começou a ser elaborado há quatro anos e reúne grandes produtores e consumidores de açúcar e etanol. Além da BSI, há opção de ser escolhida como certificadora que auditará as usinas, o Rainforest Alliance, auditado no Brasil pelo Imaflora.

Nos próximos dias, a Unica enviará os padrões do BSI para os seus associados com boas expectativas de adesão.

Sobre o selo

A Iniciativa para uma cana-de-açúcar melhor (Better Sugarcane Initiative) objetiva oferecer um mecanismo para se alcançar uma produção sustentável da matéria-prima e de todos seus produtos, como açúcar e etanol, nas dimensões social, ambiental e econômica. A BSI desenvolveu um conjunto de princípios, critérios, indicadores e verificadores, que serão usados para certificar produtores de açúcar e etanol que cumprirem com os mesmos, em todo o mundo.

A idéia é que a certificação seja concedida à usina de açúcar e etanol, mas que a avaliação seja baseada em auditoria da usina e da área agrícola produtora de cana.

Somente auditores qualificados e organizações certificadoras credenciadas pela BSI farão as auditorias e a certificação. A CERT ID está no momento conduzindo estudos piloto com respeito à primeira versão do Padrão, bem como comentários e contribuições das partes interessadas, e está participando ativamente na construção da versão final do Padrão.

Fonte: Udop, em 11/8/2010