Portos tentam maximizar embarque de açúcar, mas fila supera 30 dias

Oitenta e seis navios estão esperando ao largo da costa brasileira uma vaga nos portos de Santos e Paranaguá para atracar e embarcar açúcar, segundo dados da administração dos portos. A forte demanda internacional pelo produto brasileiro aliado ao clima chuvoso das últimas semanas provocou um gargalo nos portos do Sudeste. Deste total, 53 navios estão na barra do Porto de Santos e outras 30 embarcações seguem ao largo em Paranaguá.

Diante da extensão da fila, as administrações dos dois portos estão tomando medidas para maximizar a movimentação da carga nos dias sem chuvas. Em Santos (SP), a fila para embarcar açúcar supera os 30 dias. Em Paranaguá (PR), o prazo gira em torno de 20 dias.

Em Santos, nove berços estavam embarcando açúcar nesta sexta, dia 13. O porto possui oito berços específicos paraaçúcar e, neste momento, está utilizando outros berços utilizados geralmente para grãos. A medida visa maximizar os embarques em dias sem chuvas. O embarque de açúcar não é realizado em dias de chuva, ao contrário do que ocorre com grãos, por exemplo.

No Porto de Paranaguá (PR), para tentar resolver o problema das filas de navios, a administração priorizou o embarque deaçúcar e alguns berços utilizados tradicionalmente para fertilizantes irão embarcar também açúcar. Além disso, o embarque de açúcar também se estendeu para o porto de Antonina, a 40 quilômetros do porto de Paranaguá.

Até agora, o Porto de Paranaguá movimentou 2,12 milhões de toneladas de açúcar, quantidade 23% superior à movimentada no mesmo período do ano passado. A expectativa das empresas que movimentam o produto por Paranaguá é que, até o fim do ano, sejam exportadas 3,5 milhões de toneladas de açúcar.

Em Santos, foram embarcados 7,89 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2010, alta de 12% ante o movimento de igual período do ano passado. Apenas em junho foram embarcados um volume de 2 milhões de toneladas ante 1,5 milhão de t em junho de 2009. A expectativa do Porto de Santos é de embarque de 20 milhões de toneladas de açúcar em 2010, alta de 18,34% ante 2009, quando foram embarcadas 16,9 milhões de toneladas.

Nesta sexta, dia 13, tanto Santos como Paranaguá estão registrando movimentação normal no embarque de açúcar. Porém, a previsão para os próximos dias é de chuvas, o que deve voltar a interromper o trabalho.

Fonte: UDOP, em 16/08/2010