Programa reconhece qualificação de trabalhador

A rede Certific, dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, tem inscrições abertas e gratuitas até 10 de setembro.
Na fase inicial, participam institutos federais de 13 Estados, mais o Distrito Federal, em cinco áreas: pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil, eletroeletrônica e música.

O objetivo é certificar conhecimentos adquiridos com a experiência profissional.
Não é nenhum favor isso. É reconhecer aquilo que ele [o trabalhador] sabe, afirma Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

COMO FUNCIONA

Padeiros, camareiras e regentes de coral, por exemplo, poderão procurar os institutos federais que aderiram ao programa e verificar quais perfis são oferecidos. Cada instituição terá seu processo de avaliação, com uma banca multidisciplinar, formada por um especialista da área e pedagogos, psicólogos e assistentes sociais.

O profissional deve ter pelo menos 18 anos, e não é preciso comprovar experiência.
Se passar na avaliação, ganhará o certificado -que valerá como cargo de auxiliar, caso tenha nível fundamental, ou de técnico, para quem concluiu o ensino médio.
Se não tiver algum conhecimento técnico, será convidado a fazer disciplinas nos institutos. Caso a deficiência seja escolar, poderá completar a formação no EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Fonte: Agência Estado, em 17/08/2010

Deixe um comentário