Produção industrial ganha força em julho

A produção industrial voltou a crescer de forma mais acentuada em julho, aponta a Sondagem Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O índice que mede a produção avançou de 51,8 em junho para 53,4 em julho. Índices acima de 50 indicam crescimento da produção, enquanto números abaixo desse patamar apontam redução.

Contudo, a sondagem apontou ainda que, embora o ritmo de crescimento tenha aumentado, a utilização da capacidade instalada ficou um pouco abaixo do que é usualmente registrado para meses de julho, situando-se aos 49,1 pontos.

A sondagem também mostrou que os estoques da indústria situaram-se acima do nível planejado pela primeira vez no ano. Em julho, o índice que mede os estoques ficou em 51,3 pontos. Resultados acima de 50 pontos indicam que o nível dos estoques está acima do equilíbrio. Em junho, o resultado foi de 49,2 pontos.

De acordo com o levantamento, os empresários seguem otimistas em relação aos negócios para os próximos seis meses. Em agosto (as expectativas referem-se ao mês em curso), o indicador de expectativa para demanda ficou em 63,1 pontos, um pouco abaixo do registrado em julho, de 63,5 pontos.

Os empresários também planejam aumentar as compras de matérias-primas: o índice de expectativa referente a essas aquisições ficou em 60,7 pontos, ante 60,9 pontos em julho. Já as perspectivas quanto às exportações seguem positivas, embora de forma mais modesta.

O índice ficou em 51,8 em agosto ante 52,2 pontos no mês anterior, um pouco acima do patamar de 50 pontos, que indica otimismo ou pessimismo.

A pesquisa foi feita entre 2 e 18 de agosto com 1.472 empresas,sendo 817 pequenas, 449 médias e 206 grandes.

Fonte: Udop, em 26/08/2010