Tempo seco predomina, mas Sul e Nordeste terão dia instável

A massa de ar quente e seco que predomina sobre o Brasil desvia para o mar uma frente fria que se aproximou do País, mas o contraste entre o ar quente e o ar gelado associado à frente fria favorece a formação de instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, diminuindo as temperaturas no Estado. A presença do ar seco mantém as condições de temperatura alta e baixa umidade do ar durante a tarde em boa parte do País. No leste nordestino, no entanto, a umidade que chega do mar forma muita nebulosidade, com chuva nesta quarta-feira.

Sul

A frente fria fica praticamente parada sobre o Rio Grande do Sul, deixando o dia chuvoso em quase todo o Estado, inclusive em Porto Alegre. No noroeste e na Serra gaúcha e no sul catarinense, muitas nuvens e pancadas de chuva com períodos de melhoria. Sol, calor e ar muito seco no Paraná e no interior de Santa Catarina. No noroeste gaúcho e nas demais áreas catarinenses, as nuvens aumentam ao longo do dia, porém não chove. Ao amanhecer, acontece nevoeiro no Vale do Itajaí.

Sudeste

O ar seco dificulta a formação de nuvens sobre todo o Sudeste. O sol aparece forte e não há condições para chuva. No interior da Região a umidade fica bastante baixa nos horários mais quentes do dia. À tarde faz bastante calor na maior parte da Região.

Centro-Oeste

Na quarta-feira, dia ensolarado sobre todas as áreas da Região Centro-Oeste. Uma grande massa de ar seco cobre todos os Estados e dificulta a formação de nuvens, com isso não há condições para chuva. Névoa seca e baixa umidade do ar, principalmente no período da tarde. Faz bastante calor à tarde em toda a Região.

Nordeste

Muitas nuvens e chuva no Planalto da Conquista, na Chapada Diamantina, no Recôncavo e no litoral da Bahia. Sol entre nuvens e pancadas de chuva, na região de Paulo Afonso e de Feira de Santana, nos Estados de Sergipe e Alagoas, no Agreste, na Zona da Mata e no litoral de Pernambuco e no leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Chuva rápida e isolada no litoral e no norte do Maranhão. Nas demais áreas nordestinas, sol forte, poucas nuvens e não chove.

Norte

O sol aparece forte, faz muito calor e não chove no Tocantins, em Rondônia, no Acre, no centro-sul do Pará e no sul do Amazonas. No Amapá, em Roraima, nas demais áreas do Amazonas e no norte e nordeste do Pará, o sol aparece, mas as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. O ar fica seco no sul da Região e a fumaça das queimadas prejudica a visibilidade.

Deixe um comentário