Sindalquim entrega pauta de reivindicações do setor sucroalcooleiro 2008/2009

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e região entregou a pauta de reivindicações do setor sucroalcooleiro nesta terça-feira (18/03) no Ministério do Trabalho, em Rio Preto, com a presença de todos os representantes das usinas e destilarias pertencentes à base territorial da entidade.

Após mesa redonda com os representantes das empresas ficou acordado que a data-base de 1º de maio deste ano ficará assegurada. Com isso, os trabalhadores do setor sucroalcooleiro possuem a garantia que a partir de maio terão os seus salários reajustados. As negociações do acordo coletivo do setor para 2008/2009 terão um próximo capítulo no dia 13 de maio, às 9 horas, no Ministério do Trabalho, quando as empresas apresentarão suas propostas ao Sindalquim.

O Sindalquim propôs a inflação de maio de 2007 a abril de 2008 e mais 5% de aumento real, conforme boletim informativo entregue nos dias 11, 12, 13 e 14 de março. As usinas e destilarias ficaram de avaliar e no próximo encontro apresentam uma proposta. No ano passado, o Sindalquim conseguiu aumento de 7%, sendo considerado o melhor índice e piso salarial da categoria do setor sucroalcooleiro do Estado de São Paulo. “Agora vamos aguardar a proposta do setor patronal para a próxima reunião. Só espero que seja uma proposta decente”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes. Após receber a proposta das empresas, a diretoria do sindicato realizará assembléia em todas as empresas.

O sindicato representa 77 municípios da região, e destes, 17 têm Usinas e Destilarias. Hoje o Sindicato tem em sua base em torno de 5 mil trabalhadores e no período da safra pode chega até 6 mil. A região está entre as principais produtoras de álcool, açúcar e energia do Estado e do país.