Nova frente fria chega ao País e traz chuva para Sul e Sudeste

A presença de uma frente fria e a chegada de áreas de instabilidade vindas do Paraguai espalham muitas nuvens sobre o Rio Grande do Sul. Há risco de temporais em todo o Estado. No Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste, no Tocantins, no centro-sul do Pará e em grande parte do Paraná ainda predomina uma forte massa de ar seco que deixa o tempo aberto e com baixos índices de umidade do ar. Especialmente no Centro-Oeste, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 12%, o que pela Organização Mundial de Saúde é considerado estado de emergência. Confira a previsão da Climatempo para a sua região.

Norte

O sol aparece forte e não chove no Tocantins e no centro-sul do Pará. O tempo quente e úmido favorece a formação de nuvens que provocam chuva, principalmente à tarde no Amapá, no norte e no nordeste do Pará, em Rondônia e no leste do Amazonas, incluindo Manaus. Nas demais áreas do Amazonas, no Acre e em Roraima, o tempo quente e úmido deixa o dia com muitas nuvens, poucas aberturas de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Nordeste

O tempo fica instável com alguns períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora no sul e em todo o litoral da Bahia. No Planalto da Conquista, na Chapada Diamantina, em Sergipe, no litoral de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba, além do litoral leste do Rio Grande do Norte e no norte do Maranhão, sol, algumas nuvens e rápidas pancadas de chuva. Nas demais áreas nordestinas, sol e calor sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica baixa no interior da Região.

Centro-Oeste

Sol e poucas nuvens em todo o Centro-Oeste no início desta semana. Faz bastante calor à tarde e não há condições para chuva. A umidade relativa do ar fica baixa nos horários mais quentes do dia, podendo atingir valores menores que 12% nas horas mais quentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), valores de umidade abaixo de 12%, significam estado de emergência.

Sudeste

Uma frente fria consegue avançar pelo litoral paulista, possibilitando que as nuvens aumentam no sul de São Paulo. Há condições para chuva a partir da tarde. O sol aparece, mas as nuvens aumentam também na capital paulista e no litoral e pode chuviscar à noite. Sol e aumento de nuvens à noite na Serra da Mantiqueira, mas sem chuva. Nas outras áreas do Sudeste, o sol aparece forte e não há previsão de chuva.

Sul

A passagem de uma frente fria deixa o tempo instável e com chuva a qualquer hora no Rio Grande do Sul e no sul catarinense. As temperaturas caem nessa área. Sol, aumento de nuvens e chuva à tarde no leste, no litoral e no Vale do Itajaí em Santa Catarina e no leste do Paraná. Nas demais áreas catarinenses e paranaenses, sol com poucas nuvens e calor à tarde.

Deixe um comentário