Rossi quer derrubar mitos sobre setor de etanol

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, defendeu, nesta segunda-feira (30), a difusão de informações sobre a produção agropecuária brasileira para derrubar mitos como o da incompatibilidade entre produção de etanol e de alimentos. “Ainda há muita gente que desconhece a realidade do Brasil. Temos que trabalhar dando informação, não somos obrigados a aceitar que o desconhecimento gere preconceito”, disse.

Wagner Rossi fez a declaração no painel de abertura do 12º Fórum Internacional sobre o Futuro do Álcool, que acontece em Sertãozinho (SP). O encontro abre a agenda de trabalhos da 18ª Fenasucro – Feira Internacional da Indústria sucroalcooleira e da 8ª Agrocana – Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar.

O ministro lembrou que a produção de cana é superior a 660 milhões de toneladas, mas ocupa menos de 1% do território nacional. “Como é que conseguiram criar aquele mito de que a cana estava invadindo áreas de produção de grãos?”, indagou. Ele lembrou que a safra de grãos deste ano atingiu a cifra recorde de 147 milhões de toneladas.

Outro dado mencionado por Wagner Rossi é o de que a produção de cana gera 28,5 bilhões de litros de etanol e 38 milhões de toneladas de açúcar. Ele lembrou que o setor sucroalcooleiro propiciou uma importante contribuição econômica e social para o Brasil. Além disso, em quase 50% da área ocupada pela cana há também produção de alimentos.

Fonte: Jornal do Commercio – RJ, em 31/08/2010

Deixe um comentário