Venda de colhedora de cana cresce 60% no ano

Passada a crise de preços e a da falta aguda de crédito, as usinas avançam na mecanização da safra de cana-de-açúcar. Em 2008, quando esse setor viu secar a torneira do crédito e os preços do setor recuarem, a renovação do canavial perdeu ritmo e a mecanização ficou mais lenta.

A indústria de máquinas aproveita a melhora no setor de cana e deverá comercializar 1.500 unidades neste ano, 60% a mais do que na safra anterior.

O grande salto na mecanização deverá ocorrer, no entanto, em 2012. No início de 2011, devido à melhora dos preços no setor, as usinas vão intensificar a renovação do canavial, adaptando-os para a mecanização.

O avanço da mecanização ocorre devido à entrada em operação de novos projetos -onde a mecanização é obrigatória- e ao avanço da utilização de colhedoras em unidades tradicionais.

As usinas paulistas têm de mecanizar a colheita da cana própria até 2014. Já os fornecedores independentes de cana têm prazo até 2017.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), acredita que as usinas paulistas devem atingir a mecanização total antes mesmo de 2014. A média já é superior a 70% na cana própria, mas várias unidades conseguiram atingir 100%, diz Rodrigues.

São Paulo, que tem 4,4 milhões de hectares com cana-de-açúcar, deverá terminar este ano com 1,8 milhão de hectares ainda com queima e corte manual, na avaliação do diretor da Unica.

Todos os novos projetos criados a partir de 2008, mesmo os fora do Estado de São Paulo, têm de ter mecanização de 100%.

Mercado futuro

Pelo menos 248 mil contratos futuros de commodities agrícolas trocaram de mãos no mês passado nas negociações da BM&FBovespa. Houve crescimentos de 54% em relação a agosto de 2009 e de 49% sobre julho último. É o maior volume em 22 meses.

Opções

Na soma do mercado futuro e de opções, o total de contratos negociados foi a 297 mil, com alta de 73% sobre agosto de 2009. Foi o maior volume registrado em 23 meses.

Financeiro

O volume financeiro das negociações foi a R$ 7,2 bilhões no mês passado, o maior desde outubro de 2008. Ao atingir esse valor, superou em 81% o de agosto de 2009.

Carnes

O ritmo das exportações de carnes in natura (bovina, suína e de frango) se manteve bom na primeira semana do mês. Os dados da Secex indicaram US$ 60,4 milhões por dia útil, 28% acima das receitas de igual período de 2009.

Soja

No segundo relatório sobre o setor, os analistas da consultoria Céleres, de Uberlândia (MG), mantiveram a área de soja prevista em 23,2 milhões de hectares para a safra 2010/11. O volume a ser produzido será de 67,7 milhões de toneladas.

Por ora

Para os analistas da Céleres, ainda é cedo para uma leitura precisa se o milho, com a melhora nos preços do produto, poderá ocupar área da soja.
À espera Com custos menores e vendas antecipadas maiores, os produtores de soja de Mato Grosso esperam a chuva para iniciar o plantio na segunda quinzena do mês, segundo o Imea.

Fonte: Folha de SP, por KARLA DOMINGUES, em 08/09/2010

Deixe um comentário