PREÇO DO ÁLCOOL SE MANTÉM COMPETITIVO

Os preços do etanol seguem competitivos nos posto de combustíveis de 12 estados brasileiros e também no Distrito Federal em relação à gasolina , de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e biocombustiveis (ANP). Atualmente , o etanol está competitivo nos estados de Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato grosso do sul, Minas gerais, Pernambuco, Paraná, rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins., além do Distrito Federal.Nos estados de Espírito Santo e Santa Catarina, é indiferente a utilização de álcool ou gasolina no tanque.Em 12 estados, a gasolina está competitiva no bolso do consumidor.

No Estado de São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, o combustível renovável apresenta a maior competitividade do Brasil, de acordo com os preços compilados pela ANP.Considerando o preço médio da gasolina de R$ 2,409por litro no Estado de São Paulo, etanol hidratado é competitivo na região até R$ 1,6863 e, na média da ANP, o preço em São Paulo ficou em R$ 1,403 por litro, 16,80% abaixo do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol.Na semana, os preços do etanol subiram 0,35% nos postos no Estado e São Paulo.

A Vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina,. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal.

Fonte: Udop, em 20/09/2010