ALL dobra operação com etanol com terminais em MS e SP

O Estado de Mato Grosso do Sul possui 21 usinas, área de 413 mil hectares de cana-de-açúcar, que resultam na produção de 38 mil toneladas do produto. Além disso, produz 1,9 bilhão de litros de etanol, segundo a assessora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do MS – Famasul, Adriana Mascarenhas. E a maior empresa de logística com base ferroviária da América Latina, ALL – América Latina Logística, duplica sua operação de transporte de etanol na Malha Norte com o início de operação de dois terminais especializados, em Chapadão do Sul (MS) e em Paulínia (SP), na área da Replan.

Com o início dessa nova operação de etanol, que culmina com a inauguração desses dois projetos distintos – o TERCOM, em Paulínia, e o investimento do Grupo Cerradinho em Chapadão do Sul, a ALL passa a ter uma taxa de retorno de 100% na malha norte nos trens de combustível; ou seja, todos os vagões que saem de Paulínia com diesel e gasolina, retornam cometanol, explica Luis Gustavo Vitti, da Gerência de Líquidos da ALL.

Construído pelo Grupo Cerradinho, o Terminal de Chapadão do Sul tem capacidade total de 60 mil m³ por mês. Aberto para cargas de diversos clientes, não apenas para o etanol da Usina Porto das Águas, da Cerradinho, o Terminal de Chapadão do Sul já está em negociações com outros grupos, que juntos irão responder por um volume de 22 mil m³ em outubro, prevendo triplicar em 2011. O investimento no terminal pelo Grupo Cerradinho foi de R$ 5 milhões.

Podemos tanto realizar o armazenamento e transferência do etanol que chega diretamente no complexo, quanto apoiar a ALL na busca do produto diretamente nas usinas da região, afirma o Gerente de Planejamento e Novos Negócios da Cerradinho, Tulio Soubhia Ribeiro, que também foi um dos responsáveis pelo projeto.

Analisamos a viabilidade e percebemos que o negócio agregaria valor e inovação, por ser uma alternativa de logística competitiva para o modelo de negócios da empresa, completa.

A ALL já operava, em média, 2,5 mil m³ por dia de etanol até a Replan, mas com o novo terminal TERCOM, a capacidade de descarga passa para 10 mil m³ de etanol por dia em Paulínia.

Em setembro iremos movimentar 20 mil m³, mas até dezembro o terminal já irá operar com capacidade total, aumentando a capacidade da ALL de captar etanol no interior do Mato Grosso do Sul e Goiás para 700 mil m³ ao ano, conclui Vitti da ALL.

Fonte: Udop, em 23/09/2010