Pequenas e microempresas faturam R$ 26 bi em agosto em SP

As micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo faturaram R$ 26 bilhões em agosto, segundo pesquisa que o Sebrae-SP divulga hoje. O aumento é de 10% ante agosto de 2009.

A entidade atribui a alta ao baixo desempenho do setor no mesmo período do ano passado, devido à crise.

As MPEs têm acompanhado a trajetória de crescimento da economia brasileira, diz Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae.
Para Joseph Couri, presidente do Simpi (sindicato da micro e pequena indústria de SP), as empresas que vivem do mercado interno estão bem, mas as que dependem do exterior ainda sofrem por conta do câmbio.

A região que mais cresceu foi o interior (13%), seguido da cidade de São Paulo (9,8%) e da região metropolitana (7,6%). A única região que apresentou queda foi o Grande ABC (-3,4%), que já havia se recuperado antes.

Por setor, o crescimento dos serviços (27,4%) se destacou, ante indústria (12,3%) e comércio (1,9%).

As expectativas dos empresários ficaram estáveis. Mais de 30% dizem acreditar em aumento do faturamento nos próximos seis meses.

Crescimento chinês A rede de ensino de idiomas Wizard vai ampliar sua atuação no mercado chinês com a abertura de três novas unidades até janeiro de 2011. O plano da empresa é contar com cem escolas na China nos próximos cinco anos.
Leite high-tech A Itambé investe em tecnologia para se tornar mais competitiva.

A empresa vai destinar R$ 12 milhões na substituição de seu sistema de gestão empresarial e em um novo sistema para controle de estoque. A CPM Braxis, de serviços de TI, foi contratada para dar andamento aos projetos.

Negócio… A imobiliária Coelho da Fonseca chegou a Brasília. Foram investidos mais de R$ 3 milhões para montar três escritórios da empresa na capital federal.

…brasiliense A meta da companhia na cidade é negociar, até o final do ano, R$ 800 milhões, em 20 lançamentos de 15 construtoras. Em São Paulo, o objetivo da empresa é terminar 2010 com R$ 2 bilhões em carteira.

Salão… Com cerca de 250 mil imóveis em exposição no Brasil e exterior, o Sisp (Salão Imobiliário São Paulo) realizado entre 23 e 26 de setembro, registrou R$ 650 milhões em vendas. A grande procura se concentrou em imóveis de R$ 120 mil a R$ 300 mil.

…do imóvel Dentre as unidades vendidas, mais de 50 são imóveis no exterior, em especial nos Estados Unidos, que ultrapassaram US$ 52 milhões. O evento recebeu mais de 48 mil visitantes. A Caixa Econômica Federal informou ter negociado cerca de R$ 127 milhões e o Banco do Brasil, R$ 340 milhões.

Expectativa… O ICC (Índice de Confiança do Comércio) do Estado do Rio de Janeiro, que mede a percepção do empresariado em relação à situação econômica do setor, atingiu 138,3 pontos em agosto deste ano, alta de 5,2% ante o mesmo mês de 2009.

…fluminense A confiança do empresário local em relação à situação futura ficou em 159 pontos. A linha de otimismo é de cem pontos.

Fonte: Udop, em 05/10/2010