Chuva pressiona cotação do açúcar

O preço do açúcar caiu na Bolsa de Nova York, ontem, por causa das chuvas recentes nas regiões produtoras do Brasil. O contrato março cedeu 1,59%, para fechar em 22,99 centavos de dólar por libra-peso. A umidade amenizou o longo período de estiagem, de quatro meses, mas embora não possa mais recuperar a atual safra de cana, ajudará na formação das lavouras do próximo período. O mercado também foi pressionado pelo início do processamento na Índia, que vai elevar a oferta do produto na arena internacional.

A cotação do café arábica também registrou queda. O contrato dezembro perdeu 4,75%, para 172,50 centavos de dólar por libra-peso. Vários fatores negativos influenciaram esse mercado: a melhora do clima no Brasil, a expectativa de uma boa safra da variedade robusta no Vietnã, e a alta do dólar frente a uma cesta de outras moedas, que pesou sobre os mercados de várias commodities. E quando o preço do grão rompeu a marca de 178,25 centavos, vários participantes resolveram vender contratos do produto, o que acelerou o movimento de queda dos preços.

Em Chicago, a soja teve ligeira desvalorização. O contrato novembro caiu 0,3%, para US$ 10,54 por bushel. Já o milho subiu diante da expectativa de quebra de produtividade nos Estados Unidos nesta safra. O contrato dezembro subiu 1,23%, para US$ 4,7150 por bushel.

Fonte: Udop, em 05/10/2010