Venda de veículos bate recorde, e consumidor eleva fatia na compra

As vendas de veículos novos no país apresentaram expansão de 8,7% no acumulado dos nove primeiros meses do ano, no confronto com igual intervalo em 2009, batendo o recorde para o período com o emplacamento de 2,5 milhões de unidades, segundo a Fenabrave (federação das concessionárias).
Considerando apenas setembro, 307 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões foram licenciados, o que representa queda de 1,8% ante agosto -que teve um dia útil a mais- e de 0,5% sobre o mesmo mês no ano passado.
No acumulado do ano, a Fiat detém a maior participação nas vendas (23,1%) de automóveis e comerciais leves, superando a Volkswagen (20,9%) e a GM (19,9%).
A expansão da oferta de crédito, os juros em queda e as promoções elevaram a fatia dos consumidores nas vendas de automóveis -de 63% do total em 2009 para 71% entre janeiro e setembro de 2010. Em 2008, a fatia da pessoa física não chegava nem à metade dos licenciamentos (45,4%).
Para o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, o patamar de vendas para as pessoas jurídicas, como as locadoras, é alto e ainda há o desconto no IPVA para as empresas.
Em São Paulo, por exemplo, a alíquota é de 4% do valor de venda para automóveis flex e à gasolina para consumidores, e de 2% para locadoras. Há uma distorção. Defendo que, se houver vantagem, que seja para os 71% que sustentam o mercado, afirmou Reze.

Fonte: Udop, em 05/10/2010