Fequimfar, Sindalquim e sindicatos filiados conseguem acordo inédito

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) junto com os sindicatos filiados, entre eles, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e região (Sindalquim) conseguiu fechar uma convenção coletiva inédita. Uma conquista histórica, a redução da jornada semanal de trabalho para 41 horas, que será implantado a partir de janeiro de 2009 e no mês de dezembro do mesmo ano para 40 horas. Atualmente, os trabalhadores do setor farmacêutico trabalham 42 horas semanais.

O acordo foi fechado com o Sindicato da Indústria Farmacêutica do Estado de São Paulo (Sindusfarma), nesta semana. A diretoria da Fequimfar e os sindicatos filiados assinarão no dia 23 de abril a convenção coletiva com o setor farmacêutico do Estado.

A Federação dos Químicos e os sindicatos filiados representam cerca de 8 mil trabalhadores do setor no Estado, que vão receber ainda um reajuste salarial de 6,5% retroativo a 1º de abril data base da categoria.

A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais é hoje uma das principais bandeiras do movimento sindical. Segundo o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio Econômicas, se isso for concretizado, cerca de 2,2 milhões de empregos diretos serão abertos no país. Com isso, os trabalhadores do setor farmacêutico do Estado de SP saem na frente.