Desemprego em SP é o menor para setembro desde 1991

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo caiu para 11,5% em setembro, o menor percentual para este mês dos últimos 19 anos, segundo dados da Fundação Seade e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em agosto, o indicador marcava 12,3% e, em setembro do ano passado, 14,1%.

“Esse recuo já era esperado, pois é um movimento típico para esta época do ano. Se houver continuidade neste ritmo de queda, poderemos ter uma taxa de desemprego de um dígito em dezembro”, avalia Sérgio Mendonça, economista do Dieese. A última vez que São Paulo contabilizou desemprego abaixo de 10% foi em 1989.

Se confirmada a estimativa, a taxa média de desemprego na região em 2010 ficaria em torno de 12%, a menor desde o início da década de 1990.

No nono mês deste ano, 1,231 milhão de trabalhadores encontravam-se sem emprego, 251 mil a menos que no mesmo período de 2009. O número também é 84 mil menor que o registrado em agosto.

O resultado, segundo as entidades, deve-se ao aumento do nível de ocupação no setor de serviços, que subiu 2,1% entre agosto e setembro, com a criação de 108 mil postos de trabalho.

A geração de vagas no setor compensou as dispensas nos demais segmentos. Na indústria, foram cortados 2 mil empregos (-0,1%) e no comércio, 4 mil vagas ( -0,3%). Os demais setores demitiram 6 mil trabalhadores (-0,6%).

“Já podemos dizer que a crise foi superada. A economia está crescendo fortemente, suportada pelo aumento do crédito e dos investimentos”, diz Mendonça.

A renda em São Paulo também vem aumentando. Entre julho e agosto, os rendimentos médios reais (descontada a inflação) dos ocupados subiram 3,3%, para R$ 1.401, enquanto os dos assalariados tiveram elevação de 2,6%, chegando a R$ 1.414.

Fonte: Francine De Lorenzo | Valor, em 28/10/2010