Centrais sindicais vão pressionar por mínimo de R$ 580

O presidente da Força Sindical, deputado reeleito Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), afirmou à Agência Estado que as centrais sindicais vão pressionar por um aumento do salário mínimo para 2011 no valor de R$ 580. Ele vê uma sinalização positiva do governo para que o aumento seja concedido acima dos R$ 538,15 inicialmente previstos.

Os presidentes das seis centrais e dezenas de lideranças sindicais reúnem-se amanhã, às 10 horas, com o relator-geral do Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF). Antes disso, ainda nesta noite, Argello deve se reunir com técnicos dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, que estudam duas alternativas para viabilizar a concessão de um aumento real aos trabalhadores.

Uma delas prevê a definição de um valor aplicável ao biênio 2011-2012. A segunda possibilidade prevê a concessão de um reajuste real, considerando-se o PIB estimado para 2010, de 7,6%. Neste caso, entretanto, o aumento seria concedido em duas parcelas no ano que vem. Apenas uma parte seria paga em janeiro de 2011. As centrais reivindicam 13% de aumento do salário mínimo, sendo 7,6% equivalente ao PIB estimado para 2010, mais a inflação estimada em 5,4%.

Fonte: Estadão, em 03/11/2010