Encerrada a Negociação Coletiva do setor químico

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região (Sindalquim), juntamente com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e demais sindicatos filiados conseguiram um importante índice de reajuste salarial para o setor químico do Estado de São Paulo.

Após a realização de diversas manifestações e assembléias com os trabalhadores do setor, o reajuste foi acordado entre as partes e a Convenção Coletiva da categoria foi assinada no dia 08 de novembro, na sede da Fequimfar, em São Paulo, ocasião em que esteve presente o Presidente do Sindalquim Almir Aparecido Fagundes.

Para o piso da categoria o índice de reajuste foi de 9,2%, passando de R$ 815,00 para R$ 890,00. Já para os trabalhadores que recebem acima do piso, o reajuste foi de 8%.

Outra relevante conquista, foi o índice de reajuste de 10% no valor Participação nos Lucros e Resultados que antes era de R$ 600,00, garantindo aos trabalhadores do setor químico o valor R$ 660,00. (devendo esse valor ser pago em 02 parcelas, sendo a primeira até 31/01/2011 ou, numa única parcela, até 30/03/2011, lembrando que o pagamento será proporcional aos meses trabalhados, aos admitidos e demitidos no decorrer do ano de 2.010.)

A inflação do INPC/IBGE foi de 5,39% de novembro de 2.009 a outubro de 2.010, o que ocasionou no piso salarial um aumento real de 3,62%.

“Nossa luta sempre foi de reivindicar junto ao setor patronal melhores condições de trabalho aos companheiros e estamos conseguindo maiores avanços a cada ano”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Conquistas dos trabalhadores:

· Piso salarial de R$ 890,00 (reajuste de 9,2%, sendo 3,62% de aumento real)

· Reajuste de 8% (sendo o aumento real de 2,48%)

· PLR de R$ 660,00 (reajuste de 10%, sendo o aumento real de 4,39%)

O Sindalquim, nos próximos dias, entregará Boletim Informativo a todos os trabalhadores do setor químico da nossa base.