O dia da consciência negra

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro no Brasil é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Comemora-se nesta data desde a década de 1960, sendo ampliado o significado cívico nos últimos anos, até então, considerava-se apenas o dia 13 de Maio, data da Abolição da Escravatura para comemoração oficial. O feriado do Dia da Consciência Negra ocorre em mais de 750 municípios brasileiros, segundo a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), do governo federal. Foi a partir de 1995 que prefeituras vêm instituindo feriado nesse dia. No Estado de São Paulo 144 municípios comemoram o Dia da Consciência Negra como feriado, incluindo a capital.

A Fequimfar desenvolve um trabalho de luta por igualdade de oportunidades que, se implementada nas negociações com o setor patronal, permite a inclusão de modo quantitativo e qualitativo da população afro brasileira no mercado de trabalho. E também sugerimos aos sindicatos filiados que lutem para tornar feriado o Dia da Consciência Negra em todos os municípios da base territorial.