Dieese: desemprego em SP recua a 10,9% em outubro

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo recuou para 10,9% em outubro, de 11,5% registrados em setembro. As informações são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese. Segundo as entidades, esse movimento é típico para o período. De acordo com suas componentes, esse resultado refletiu a reduções das taxas de desemprego aberto, de 8,7% para 8,4%, e do desemprego oculto, que passou no período de 2,8% para 2,5%.

O contingente de desempregados em outubro foi estimado em 1,174 milhão de pessoas, 57 mil a menos do que no mês anterior, resultado da criação de 119 mil ocupações. Este número de ocupados é superior ao de pessoas que ingressaram na força de trabalho da região metropolitana de São Paulo, que foi de 62 mil pessoas. Ainda de acordo com a Fundação Seade e o Dieese, a taxa de participação passou de 63,4% para 63,7% no período em análise.

Fonte: Estadão, em 23/11/2010