Governo criou política de confiança entre trabalhadores e indústria do etanol

A inserção do etanol brasileiro no mercado internacional passava pela humanização na lavoura de cana-de-açúcar, declarou o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, 23 de novembro. Lula apresentou, em Ribeirão Preto (SP), as ações de incentivo ao setor sucroenergético entre 2003 e 2010 e se referiu ao compromisso firmado entre governo, trabalhadores e a indústria para melhorar as condições de trabalho nos canaviais do país. Estabelecemos uma política de confiança com muita conversa e conseguimos a sensibilidade dos empresários, completou.

O presidente criticou a taxa de exportação que incide sobre o etanol brasileiro. Quando o Brasil começou a ganhar importância e disputar mercado com países desenvolvidos, foram criados obstáculos aos produtos nacionais, como o etanole a carne, afirmou. Lula ainda enfatizou a importância das obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o escoamento da produção agrícola. Ele mencionou a Ferrovia Norte-Sul, que terá 1.513 km inaugurados no próximo mês e a Transnordestina, que ligará os portos de Pernambuco, Ceará e Sergipe.

Além de apresentar as ações para o setor sucroalcooleiro, o presidente anunciou o Plano Setorial de Qualificação (Planseq), voltado a trabalhadores do setor, e inaugurou as obras do etanolduto São Sebastião. O primeiro trecho do empreendimento custará R$ 800 milhões e ligará Ribeirão Preto a Paulínea (SP).

Fonte: Udop, em 23/11/2010

Deixe um comentário