Alcoeste é credenciada a exportar etanol para os EUA

No último dia 10 de dezembro, a destilaria Alcoeste, de Fernandópolis/SP, foi credenciada pelo EPA – Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) a exportar etanol para o mercado americano, um dos mais exigentes do mundo.

A EPA é uma agência federal do governo dos Estados Unidos, encarregada de proteger a saúde humana e o meio ambiente: ar, água e terra. Começou a funcionar em 2 de dezembro de 1970, quando foi instituída pelo presidente Richard Nixon.

Todo o processo de credenciamento da Alcoeste foi conduzido pela SCA – Sociedade Corretora de Álcool, na qual a Alcoeste é associada. Segundo o gerente de exportação e logística da SCA, Renato Leite Bastos, para conseguir o credenciamento é necessário informar uma série de dados sobre o processo industrial, a utilização de energia dentro da indústria, entre outros fatores ecológicos e sociais. Depois de fornecermos as informações necessárias, um engenheiro químico de uma empresa independente é contratado para fazer uma espécie de auditoria para verificar a veracidade das informações fornecidas ao EPA, explica Bastos.

A Alcoeste faz parte, agora, de um seleto grupo de destilarias de etanol que são credenciadas a exportar etanol aos EUA.

Fonte: Udop, em 13/12/2010