Políticos querem que MP investigue preço do etanol em Ribeirão

Políticos e autoridades que participaram nesta sexta-feira (25) de um debate sobre o preço do litro do etanol em Ribeirão Preto vão entrar com representação no Ministério Público (MP) pedindo que investigue o alto valor praticado nas bombas. O documento será encaminhado ao órgão na próxima semana.

Segundo o deputado estadual Rafael Silva (PDT), que liderou a reunião, na representação constará denúncia das diferenças do valor do combustível em Ribeirão e nas cidades da região. “Precisamos saber os motivos que estão levando a esse alto preço”, disse.

Ainda de acordo com o deputado, outras autoridades também serão acionadas para que contribuam com a pressão política pela redução do preço do combustível caia. “Vamos recorrer a outros deputados e a setores competentes”, explicou Silva.

Reunião

O encontro foi promovido na Câmara de Vereadores de Ribeirão e representantes de diversos setores também participaram da discussão.

O vice-presidente da Associação de Postos de Combustíveis (Brascombustíveis), Renê Abbad, defendeu os estabelecimentos revendedores de etanol e culpou os distribuidores e produtores pelo alto preço do álcool em Ribeirão.

“Os postos apenas repassam o valor ao consumidor”, afirmou.

De acordo com Abbad, os estabelecimentos estão pagando R$ 1,63 pelo litro do etanol. “Quem tem que explicar os motivos desse valor alto são os distribuidores”, disse.

Mobilização

Para o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ricardo Rui Giuntini, uma das soluções para combater o preço do combustível é a mobilização política na cidade. “O governo federal tem grande parcela no problema de produção e distribuição”, disse.

Giuntini defende a atuação do MP no caso. “Tem gente ganhando muito com isso e o Ministério Público tem o poder de investigar a situação”, comentou.

Fonte: Juliana Rangel – 25/02/2011- Jornal A Cidade – Ribeirão Preto/SP