Consumo de gasolina triplica e já começa faltar nas bombas

Com o preço do álcool no nível mais alto da história, o consumo de gasolina triplicou nos últimos 30 dias em Rio Preto e chegou a faltar em alguns postos da cidade.

A gasolina, que até janeiro representava 25% das vendas nos postos, hoje abastece 75% dos carros. Em Rio Preto, o litro do álcool chegou a R$ 2,25 ontem.

Um dos postos que chegou a ficar sem gasolina nas bombas é o Chiesa Brasília, no Jardim Bela Vista. “Por causa do movimento do final de semana, faltou gasolina na segunda-feira, mas no mesmo dia o abastecimento foi normalizado”, diz o gerente César Damaceno.

O gerente do posto afirma que a venda de álcool caiu 80%. “Só abastece com etanol quem tem o carro original a álcool”.

A advogada Clissia Tokoi, 27 anos, enfrentou problemas em outro posto da cidade. “Fiquei esperando 10 minutos na fila para ser atendida em um posto no Centro e quando chegou minha vez, o frentista me disse que só tinha etanol”.

De acordo com o presidente regional do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de São Paulo), Roberto Uehara, a falta de gasolina em alguns postos não significa que haverá risco de desabastecimento. Segundo ele, o problema foi pontual porque alguns estabelecimentos não estavam preparados para a demanda crescente do combustível.

Apesar de Uehara descartar desabastecimento, algumas cidades do Estado, como as regiões de Ourinhos e de Presidente Prudente, chegaram a ficar sem gasolina na maioria dos postos nesta semana. Sem alternativa, os motoristas tiveram de abastecer com etanol.

Quem também está preocupando com o preço do álcool nas alturas é a Petrobras, que vai importar no próximo mês 1,5 milhão de barris de gasolina para atender os donos de carros flex que migraram do etanol para a gasolina.

O volume equivale à metade do total importado em todo o ano passado. O primeiro carregamento vai chegar no dia 15 de abril, quando marca o início da safra de cana-de-açúcar.

Preço do álcool pode chegar até R$ 2,80
O preço do álcool pode chegar a custar R$ 2,80 nos postos de combustíveis de Rio Preto nos próximos 60 dias.

A informação foi dada pelo presidente regional do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de São Paulo), Roberto Uehara.

O preço do etanol variava ontem entre R$ 2,18 e R$ 2,25 na cidade. Em outras cidades do estado, como Matão, já está em R$ 2,57.

“A alta do preço está ligada a valorização do açúcar. Como está mais interessante vender açúcar o usineiro condicionou a continuidade da produção de etanol à possibilidade de vender o produto no mesmo patamar do açúcar. Com o início da safra esperamos uma queda no valor do etanol”, diz Uehara.

O gerente do Auto Posto Chiesa, Ernesto dos Santos, 29 anos, afirma o preço bruto do etanol está em torno de R$ 2 o litro.

“No começo do ano pagamos R$ 1,45 o litro do etanol, então tinha como revender, em média, a R$ 1,65 para o consumidor”, diz.

Além do início da safra da cana-de-açúcar, o gerente afirma que o preço do álcool deve abaixar por causa da queda do consumo. “É uma queda muito brusca e vai obrigar a distribuidora vender mais parado”, afirma.

Fonte: BOM DIA Rio Preto, em 30/03/2011