Álcool inicia recuo e já é vendido por R$ 1,99

O preço do litro do etanol começou a cair nos postos de combustíveis de Rio Preto e voltou a ficar abaixo de R$ 2. Ontem (11/04), levantamento realizado pelo Diário em 28 revendedores de diferentes regiões da cidade encontrou o litro sendo vendido a R$ 1,999 em cinco estabelecimentos. O valor cobrado pelos postos tende a baixar nos próximos dias.

Mesmo a R$ 1,999, o etanol continua caro em relação à gasolina. Isso porque o rendimento do biocombustível é 70% menor ao do derivado do petróleo, em média. Neste preço, o álcool só vai ser vantajoso se a gasolina custar a partir de R$ 2,855.

Considerando o menor preço do derivado de petróleo registrado ontem pelo Diário, R$ 2,549, só compensará abastecer com etanol quando o litro deste estiver abaixo de R$ 1,784. Para o maior valor da gasolina, R$ 2,729, só compensará encher o tanque com álcool quando o litro custar menos que R$ 1,910. Apesar da redução verificada ontem, o movimento de queda ainda não atingiu todos os postos rio-pretenses.

O último levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), relativo ao período de 3 a 9 de abril, mostra que o preço médio do etanol em Rio Preto estava em R$ 2,184. O valor máximo era de R$ 2,290 e o valor mínimo era de R$ 2,099.

Perspectiva de baixa

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro) de Rio Preto, Roberto Uehara, disse que os preços começaram a cair porque as distribuidoras já estão vendendo o produto com desconto em função do início da safra. “É um efeito cascata.” Segundo Uehara, até o fim desta semana mais postos de Rio Preto devem estar com preços menores, isso ocorre assim que compram o produto com valor menor. “O repasse é imediato.”

O representante da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, destaca que os preços repassados das usinas para os distribuidores começaram a cair nas duas últimas semanas. “Isso é resultado do início da safra por algumas usinas, o que leva novo produto ao mercado, e também pela redução do consumo.”

O indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado ficou em R$ 1,4579 (sem impostos) na semana de 28 de março a 1º de abril, uma queda de 10,7% frente ao período anterior. Na semana de 4 a 8, o litro ficou em R$ 1,3854, uma redução de 4,9% em relação à semana anterior. De acordo com o Cepea, A menor demanda e a entrada de produto da safra 2011/12 motivaram a queda nos preços do hidratado.

Segundo Prado, houve uma série de fatores que levaram o preço do litro do etanol a um patamar tão alto, como as safras ruins de 2010 e 2009, a maior quantidade de carros bicombustíveis, a falta de investimentos em canaviais por falta de financiamentos, entre outros. “A tendência é de queda e agora a safra vai deslanchar.”

Hidratado já atingiu o teto

Os preços do etanol hidratado já atingiram seu teto nos postos de combustíveis no Estado de São Paulo, segundo o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz. Segundo ele, como os preços ao produtor do hidratado já seguem em queda há cerca de 10 dias nas usinas, esta queda deve chegar aos postos de combustíveis nos próximos dias.

“Porém, será uma queda mínima, de centavos de diferença”, disse. Vaz afirma que uma maior queda apenas será registradas no final de abril e o hidratado apenas voltará a ser competitivo em meados de maio. O etanol anidro apenas registrará queda quando os preços do hidratado para o consumidor recuarem de forma mais expressiva.

Fonte: Diário da Região, em 12/04/2011