Usinas da região já iniciam a moagem da safra de cana

Apesar das condições precárias causadas pela forte estiagem no segundo semestre de 2010, a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica) informou que 90 unidades de processamento de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do País anteciparam a moagem antes mesmo da abertura oficial da safra 2011/2012. Na região de Rio Preto, a produção também já começou.

A presidente executiva da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol se Energia (Biocana), Leila Alencar, afirmou que as empresas associadas iniciariam a moagem a partir da segunda quinzena de abril. “Algumas unidades devem começar hoje”.

A União dos Produtores de Bioenergia (Udop), com sede em Araçatuba, informou que ainda não concluiu levantamento junto aos associados para saber quais unidades já entraram em atividade nesta safra. Na região de Monte Aprazível a Usina Moreno confirmou que já começou a moagem da cana de açúcar enquanto a unidade da Noble, de Sebastianópolis do Sul, deve iniciar atividades a partir do dia 25 de abril.

A Usina Guarani deu início à moagem na planta de Andrade, em Pitangueiras, e o processo deve ser deflagrado hoje nas outras seis plantas do grupo. Cerca de metade das usinas já em atividade estão no Estado de São Paulo, que responde por mais de 50% de toda a cana produzida no Brasil. Segundo levantamento da Unica, além das 90 usinas já em funcionamento, outras 195 darão início à moagem na segunda quinzena de abril, com mais 50 iniciando suas atividades na primeira metade de maio, para um total de 335 unidades ativas até a metade do mês.

Esforço

“O que assistimos até aqui foi um esforço enorme de todo o setor, contribuindo para a estabilização da oferta e do abastecimento, tanto do etanol anidro quando do hidratado, neste período crítico de final da entressafra e início da nova safra”, disse Marcos Jank, presidente executivo da Única.

Ele frisou a importância da criação de condições que permitam uma retomada decisiva do crescimento no setor sucroenergético brasileiro e lembrou que o setor vinha crescendo 10% ao ano até a crise global de 2008, que impactou fortemente nossas empresas. De lá para cá, crescemos apenas 3% ao ano, o que é insuficiente para atender a demanda crescente, particularmente com a venda aquecida de carros novos. Para ele, o grande desafio é crescer de forma regular e sustentável, sem volatilidade ou os solavancos que tem marcado a história do setor.

Projeção

No final de março, a entidade, em conjunto com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), sindicatos e associações de produtores de etanol e açúcar da região Centro-Sul, anunciou sua estimativa para a safra 2011/2012. A projeção aponta para uma moagem de 568,50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 2,11% em relação ao total processado na última safra, que foi de 556,74 milhões de toneladas.

Fonte: Diário da Região, em 15/04/2011