Sindalquim avança nas negociações do Acordo Coletivo do Álcool/Etanol

Por: Henrique Fernandes

Diretoria também orienta os trabalhadores para que permaneçam unidos e atentos. Tem muita empresa querendo cortar salário

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) está avançando nas negociações do acordo coletivo do álcool/etanol 2018/2019. A entidade fechou nos últimos 15 dias com seis unidades da base.  Ainda restam 10. As unidades que já fecharam o acordo com o Sindalquim ficam nas regiões de Vista Alegre do Alto, Ariranha, Palestina, Santa Albertina, Monte Aprazível e Planalto.  “Em algumas unidades conseguimos aumento real nos salários e nas demais aumento real no ticket alimentação”, afirmou o presidente da entidade, João Pedro Filho.

O dirigente falou que com o fim das horas “in itinere” (horas de transporte) tem encontrado dificuldade para negociar. “Querem achatar o salário da categoria, mas a diretoria não vai recuar em momento algum. Nessas seis empresas conseguimos salvar esses valores e vamos continuar lutando para manter nas outras também”.

João Pedro salienta que as horas “in itinere” acabaram com a aprovação da reforma trabalhista, em novembro do ano passado, mas a remuneração do trabalhador precisa ser mantida. “Não podem retirar a remuneração que todos vinham ganhando há vários anos. Os valores correspondem mais de 15% dos salários. Precisam manter, sim. Ainda mais agora, com um INPC falso e mentiroso, isso é um absurdo para os setor do álcool”.

Nas seis unidades fechadas até o momento, o Sindalquim conseguiu salvar os valores das horas “in itinere”.  “Nas seis unidades os patrões viram que é importante manter a remuneração. E por que nas outras não acham isso também? Todas produzem o mesmo produto. O pau que bate em Chico também bate em Francisco. É imprescindível que os trabalhadores não se dispersem. Ainda estamos em negociação e vamos ter muita luta pela frente”.